No período de 22 a 25 de maio aconteceu a 47ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, no centro de convenções do hotel Monte Real em Águas de Lindóia/SP. Nesta edição o tema foi “A centralidade da Química na educação do cidadão e na inovação científica e tecnológica“.
O estudante de Química da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Luiz Natan Pedroso Honorato Silva, recebeu premiação como um dos melhores painéis na área de Química Inorgânica, com o trabalho: “Cobalt hydroxide chloride salt as catalyst for the Brilliant Green dye bleaching reaction”.
Luiz é estudante de Iniciação Científica, sob coordenação do professor Guilherme Sippel Machado, do Campus Pontal do Paraná – Centro de Estudos do Mar, da UFPR (CPP-CEM/UFPR).
“Receber a premiação foi uma honra imensa e um reconhecimento do esforço e dedicação que investi na minha pesquisa. Isso representa não apenas um marco pessoal, mas também um incentivo para continuar buscando a excelência na química e contribuir significativamente para a comunidade científica”, pontua Luiz Natan.
Na pesquisa apresentada foi investigado a ação de sólidos do tipo hidroxissais lamelares para a reação de degradação do corante orgânico Verde Brilhante, um corante de interesse na indústria têxtil, na tentativa de proposição de novas alternativas utilizando a catálise heterogênea para remediação deste tipo de resíduo. Durante o evento foram apresentados os resultados parciais da síntese e caracterização de um hidroxissal de cobalto e do seu uso promissor como um catalisador para a reação investigada.
Essa foi a primeira vez que Luiz Natan participa de um congresso. “Foi uma experiência marcante, que exigiu a elaboração cuidadosa de um resumo detalhado do meu projeto de pesquisa e uma dedicação intensa à prática da apresentação, para assegurar uma comunicação efetiva e precisa das minhas descobertas”, disse
O trabalho apresentado por ele teve resultados promissores, indicando novas possibilidades para aplicações práticas no campo da química. “ Eu pretendo como próximos passos aprofundar a pesquisa para explorar mais a fundo as implicações dos resultados obtidos e trabalhar na publicação de um artigo em uma revista científica. Além disso, planejo continuar apresentando em congressos futuros para compartilhar o progresso e receber um feedback valioso da comunidade científica”, afirma Pedroso.
Na abertura da conferência tivemos ainda a participação do professor de Química da UFPR, Aldo Jose Gorgatti Zarbin, que trouxe a temática: “A química surpreendente dos nanomateriais: quando um prefixo faz toda a diferença”. Veja o vídeo completo no canal do Youtube da SBQ.