O Balneário Municipal Edison Brasil Tozzi Rizzo, em Águas de Lindóia (SP), foi tomado pela presença da cientista Marie Curie (1867-1934), no dia 19 de maio. Em uma solenidade oficial da Prefeitura de Águas de Lindóia, foram realizadas: a inauguração da estátua Marie Curie, a abertura da exposição Marie Curie Esteve Aqui e a instalação da placa da Alameda Marie Curie. Ainda, durante a manhã de domingo, o artista Flávio Rodrigues – o Preto -, realizou uma Live Painting, intitulada Marie Curie.
Os eventos marcam as primeiras ações para comemorar o centenário da visita da ganhadora de dois prêmios Nobel ao Brasil, que estão sendo organizadas pelo projeto Meninas e Mulheres na Cieência (MMC), da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e parceiros. Em agosto de 1926, ela esteve no balneário para conhecer a fonte de águas termais junto a uma comitiva de médicos, políticos, cientistas e outras lideranças.
“A presença de Marie Curie no balneário e sua visita ao nosso país foi um marco muito importante para este local e para a ciência brasileira e internacional”, destacou a professora e coordenadora do projeto, a doutora Camila Silveira da Silva. “E nossa exposição, a estátua e a placa da alameda têm o objetivo de tornar viva essa memória para as pessoas moradoras da cidade e turistas”, disse.
Na abertura dos trabalhos, o prefeito Gilberto Abdou Helu, junto com a primeira dama Flávia Zamuner Helou, receberam a diretora do Balneário Flávia Pereira Pirani, o ex-diretor Rogério Brasil Rizzo, os secretários Samuel Machado Mantovani, de Obras, José Mauro Correa Alvarenga, de Agricultura e Meio Ambiente, o diretor de Turismo e Cultura Joel Raimundo de Souza, vereadores, moradores, visitantes e a equipe do MMC, com uma apresentação do coral Veredas, regido pela maestrina Marcela Pereira.
A estátua
Instalada nos jardins, a estátua Marie Curie traz a figura da cientista segurando seus balões de ensaios químicos, como se estivesse realizando suas pesquisas no laboratório. Pensada em conjunto entre o secretário Samuel, a professora Camila e o escultor Bené, a obra mostra uma mulher imponente e que se destaca entre o verde da vegetação e o azul das águas das fontes termais.
A exposição
Com peças e documentos históricos da visita da cientista ao Balneário, em 1926, associados a recriações de cenários, uma história em quadrinhos gigante, espaço para as crianças e adultos pintarem, jogarem e brincarem com elementos temáticos, a exposição Marie Curie esteve aqui articula diferentes objetos para apresentar um fato histórico tão importante, associando-o a trajetória de Marie, como também as das águas termais e da própria cidade.
A mostra, com classificação livre, está aberta ao público de terça a domingo, no horário de funcionamento do Balneário. E a entrada é gratuita.
Público visita à exposição Marie Curie Esteve Aqui. Foto: Daniel Faria Patire
A pintura
Enquanto as atividades aconteciam, Flávio, com seu espaço organizado, pintava o retrato da cientista, a partir de uma fotografia. Com seus pincéis sob a tela, o artista chamava a atenção dos presentes, que o fotografavam, conversavam e exclamavam muitas frases de admiração.
A alameda
A alameda que circunda o Balneário foi renomeada com o nome da cientista franco-polonesa, a partir de um Projeto de Lei do município. E para marcar a data de ontem, a Alameda Marie Curie ganhou uma nova placa, que apresenta em um texto a informação da visita dela.
De acordo com a professora Camila, a estátua, a exposição, a placa, como a própria alameda, criam o Circuito Marie Curie Esteve Aqui, permitindo ações educativas e de turismo com foco nas temáticas que a vida e a obra de Marie propiciam.
Com informações da assessoria do MMC/UFPR