A pesquisa de Dissertação da mestranda Danielle Arns Steiner, intitulado “A prevalência de ansiedade e depressão durante a pandemia da covid-19: estudo com professores do ensino fundamental I no município de Pinhais/PR”, foi apresentada no dia 24 de maio às gestoras municipais e diretoras das 22 escolas do município, após a defesa no Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná (PPGGI/UFPR) sob a orientação do professor Marcos Antônio do Socorro Marques Ribeiro Bessa.
Uma pesquisa interdisciplinar que envolve três áreas do conhecimento: gestão da informação, saúde e educação.
O objetivo do estudo foi avaliar os sintomas de transtorno de ansiedade e depressão na docência em função do período pandêmico, realizado diretamente com os professores da rede municipal do ensino fundamental da Prefeitura Municipal de Pinhais/PR. Assim, os resultados obtidos refletem a realidade deste público pesquisado.
Estes sintomas foram escolhidos após extensa identificação das necessidades informacionais em pesquisa bibliográfica e documental. Um questionário para a aquisição de informação junto ao corpo docente foi organizado e aplicado utilizando formulários consagrados academicamente para a interpretação dos resultados de ansiedade e depressão.
Algumas das unidades visitadas pela Danielle Steiner para avaliação do estudo. Foto: Arquivo pessoal
Os dados foram armazenados, e como resultado foi possível realizar uma identificação geral dos transtornos avaliados, bem como a correlação dos principais fatores associados. Estes resultados foram então apresentados à Prefeitura Municipal, como devolutiva informacional aos participantes e à Secretaria Municipal de Educação, que poderá realizar a distribuição e o uso da informação em suas ações de gestão pública voltada à saúde mental do seu quadro docente.
Acesse aqui, o relatório dos resultados da pesquisa de Mestrado apresentada ao município de Pinhais/PR.