Este documento tem como temática a Saúde
A desigualdade social se tornou um importante problema para as sociedades no século XXI, afetando de maneira significativa o bem-estar das pessoas e a trajetória de desenvolvimento. Desse modo, a redução da desigualdade social se tornou fundamental para o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida das pessoas no século XXI. Contudo, a desigualdade social não é visível e nem mesmo compreensível para a maioria das pessoas e agentes sociais e econômicos, especialmente na escala municipal e local. Isso porque a desigualdade social também está vinculada ao contexto histórico e às características socioeconômicas regionais, reforçando a importância de sua vinculação no tempo e no espaço.
Cabe destacar que a pandemia de COVID-19 e a crise ecológica, social e econômica que afeta a sociedade brasileira têm contribuído para o aumento significativo das desigualdades no Brasil e na região de Curitiba. Neste sentido, o lançamento do segundo produto do Projeto de Extensão Mapeamento das Desigualdades na Região de Curitiba pode oferecer importantes informações para incentivar o engajamento da sociedade e a adoção de políticas públicas que visem sua redução.
O Grupo de Estudos em MacroEconomia Ecológica (Gemaeco) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em parceria com a Kurytiba Metrópole, lançaram o terceiro produto do projeto de extensão Mapeamento das Desigualdades na Região de Curitiba, que trata das desigualdades na temática Saúde.
O documento está disponível aqui. Veja também o vídeo de lançamento disponível neste link.
Mais informações sobre o projeto, acesse o site do Gemaeco.
Com informações do grupo de estudos Gemaeco/UFPR