Em comemoração do aniversário de 80 anos do Levante do Gueto de Varsóvia, o Centro de Estudos Poloneses, o Curso de Letras Polonês e o Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em colaboração com Ministério de Relações Exteriores da República da Polônia, Consulado Geral da República da Polônia e o Museu do Holocausto de Curitiba, promovem uma série de eventos intitulada: “busco palavras que não existem”. Literatura polonesa e o Holocausto.
Dando sequência, teremos o nosso terceiro encontro com a presença de Agata Tuszyńska, escritora, poeta e repórter. Seus temas orbitam sempre em torno da temática polono-judaica e da questão da memória, “seus nós dolorosos, suas formas misteriosas e suas faces mutáveis”. É autora, entre outros, de biografias de Isaac Bashevitz Singer, Irena Krzywicka, Wiera Gran, Leopold Tyrmand, Józefina Szelińska e Romain Gary. Um outro tema importante é a história de sua própria família e identidade polono-judaica. Seus livros foram traduzidos para inglês, espanhol, italiano, francês, alemão, tcheco, grego, coreano, holandês, hebraico, esloveno, macedônio e ucraniâno. Mais informações sobre a autora: em polonês ou em inglês.
O encontro ocorrerá de forma remota na sexta-feira (20), às 15 horas, no canal do Youtube do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPR. A conversa será em polonês, com tradução consecutiva para o português.
O formulário de frequência será disponibilizado durante a transmissão ao vivo do encontro e ficará disponível até 24h após o término, para preenchimento de quem participar. Lembrando que todos os eventos dessa série serão certificados individualmente e quem participar de pelo menos 80% dos eventos poderá receber outro certificado de participação emitido pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPR.
Com informações do Centro de Estudos Poloneses da UFPR