Neste último final de semana, no dia 14 de junho, o professor Sandro Lunard da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi indicado pelo governo brasileiro para representar o país durante o Comitê Liberal Sindical (CLS). Veja aqui detalhes da nomeação.
O professor Sandro Lunard é o primeiro brasileiro a integrar este Comitê de Liberdade Sindical.
Sobre a OIT
Em 1951, a OIT constituiu o Comitê de Liberdade Sindical que funciona com 10 membros que são escolhidos entre os países, sendo três membros por indicação governamental, três membros indicados por representantes sindicais e trabalhadores, e três membros por indicação empresarial.
“Este organismo fiscaliza o cumprimento das convenções 87 e 98, que tratam da livre organização sindical e o direito de negociação coletiva. Estou com essa honrosa missão de ser perito da OIT representando o Brasil e a América Latina”, disse Sandro Lunard.
O professor Sandro Lunardi irá participar do Comitê Liberal Sindical, tendo três reuniões anuais na sede da OIT em Genebra, para apreciar diversos casos de violações à liberdade sindical.
Sandro Lunardi é pesquisador do tema e ao longo dos últimos 20 anos vem estudando e se preparando através de inúmeros cursos realizados sobre liberdade sindical, normas internacionais de trabalho nos locais de pesquisa da própria OIT e, por fim, sua tese de doutoramento foi sobre liberdade sindical e normas da OIT. Portanto, o Brasil estará muito bem representado pelo professor Sandro Lunard neste organismo de controle da OIT.
Saiba mais sobre a OIT em seu site oficial.
Sobre Sandro Lunard Nicoladeli
Professor de Direito do Trabalho, integrante do Departamento de Prática Jurídica do Setor de Ciências Jurídicas da UFPR. Mestre e Doutor em Direito pela UFPR. Na sua pesquisa de doutoramento pesquisou sobre normas internacionais do trabalho e o funcionamento da Organização Internacional do Trabalho. Sandro é autor, tradutor e organizador de livros na área jurídico-trabalhista com ênfase nas disciplinas de Direito Sindical Internacional e Motorista Profissional. Também é membro da Comissão de Direito Sindical da OAB/Pr e do Conselho Federal da OAB. Filiado ao Instituto dos Advogados Brasileiros.