O Projeto de Extensão “Meninas e Mulheres nas Ciências” composto por professoras da Universidade Federal do Paraná (UFPR) participou do edital do Prêmio da Fundação Banco do Brasil. Este ano foi a 12ª edição do prêmio e o projeto escolhido para participar do edital foi a coleção de livros de passatempos.
Camila Silveira, professora do Departamento de Química e coordenadora do Meninas e Mulheres nas Ciências explica como foi o processo de participação. “Lendo a chamada e o edital da premiação, a gente achou que o Meninas e Mulheres na Ciências cabia dentro da proposta de Tecnologia Social porque temos desenvolvido produtos que buscam transformar socialmente algumas realidades e solucionando um problema específico que é o problema da desigualdade de gênero no campo científico”
A Coleção De Livros De Passatempo Sobre Mulheres Cientistas ficou entre as 87 tecnologias sociais certificadas na 12ª Edição do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social. Neste ano, foram 888 instituições concorrendo a essa categoria.
Camila ainda ressalta que essa é uma certificação bastante representativa da Fundação do Banco do Brasil. “Primeiro porque coloca o nosso projeto e o nosso material em um banco de tecnologias sociais que muitas pessoas acessam e isso faz com que o nosso material circule cada vez mais para um público amplo e um público que está preocupado com as transformações sociais e isso nos dá essa certificação de que os nossos materiais tem colaborado com a transformação social, no nosso caso especialmente no campo da educação, a partir da educação científica, da divulgação e da popularização científica por meio do trabalho protagonista de mulheres científicas”, disse.
Atividades dos livros sendo realizadas em escolas públicas de Educação Básica. Foto: Arquivo pessoal
Mas a professora ainda ressalta que a expectativa é ficar entre as 10 finalistas na premiação. “A expectativa é ficar entre as 20 finalistas e isso nos abre a esperança de estarmos entre as 10, que vão também ganhar o recurso financeiro. Se ficarmos entre as 20 ganhamos o valor de 50 mil e se estivermos entre as 10 concorremos aos 500 mil, então, estamos na expectativa”, conclui.
Sobre o prêmio
Desde 2001, o Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social promove a identificação e certificação das tecnologias sociais que compõem o Transforma.
Realizado a cada dois anos, o Prêmio tem por objetivo identificar, certificar, premiar e difundir tecnologias sociais já aplicadas, implementadas em âmbito local, regional ou nacional, que sejam efetivas na solução de questões relativas à alimentação, educação, energia, habitação, meio ambiente, recursos hídricos, renda e saúde.
Veja a lista completa da premiação aqui e saiba mais sobre a Coleção de Livros de Passatempo através deste link.