O projeto de extensão universitária Horto Agroflorestal Sabores e Saberes e o projeto Sistemas Agroflorestais e Sustentabilidade do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Paraná (UFPR), realizará uma atividade de extensão, no dia 23 de março, na Comunidade Jardim Independência em São José dos Pinhais, bairro localizado na beira do Rio Iguaçu.
Foto: Marcelo Frehse
O objetivo é fazer um trabalho de acolhimento e recreação com as crianças, e moradores do Jardim Independência, no período da manhã. A equipe também irá preparar kits de doces e brinquedos para serem doados.
Alunos no preparo de kits de doces para doação. Foto: Rozimeiry Gaspar
“Toda ação conta com apoio imprescindível do Centro Acadêmico de Engenharia Florestal (CAEF) e da Associação Atlética Lenhadores. Além dessa Atlética tivemos o apoio em doações de bombons e doces de mais 20 Atléticas da UFPR e outras universidades e instituições acadêmicas do curso de Engenharia Florestal como: Pet florestal e Centro Acadêmico de Engenharia Madeireira”, comentou Rozimeiry Gomes Bezerra Gaspar, professora do curso de Engenharia Florestal da UFPR.
O projeto também conta com o apoio da ONG Mais Amor Curitiba, que trabalha na comunidade há muitos anos dando assistência com cuidados e alimentos para a comunidade, e que deu a oportunidade do projeto trabalhar em conjunto e transformar uma área que jogavam lixo em uma Agrofloresta Urbana.
Rozimeiry explica como o trabalho começou e é feito: “No nosso Programa e Projetos de extensão universitária trabalhamos na comunidade numa área na beira do rio Iguaçu que era um lixão, conseguimos o apoio da comunidade para a retirada do lixo e transformação de uma Agrofloresta Urbana (cultivo de frutíferas, espécies arbóreas e agricultura) para ajudar na autonomia alimentar, união dos vizinhos e terapia ocupacional das pessoas envolvidas”.
Todo ano são realizadas campanhas de arrecadação de alimentos não perecíveis, material escolar, roupas, cobertores, brinquedos e livros infantis. Além de vários cursos de capacitação ensinando cultivos agroecológicos, minhocário caseiro, uso das plantas alimentícias não convencionais que são proporcionados para a Comunidade Jardim Independência.
Áreas de cultivo na Agrofloresta Urbana do Jardim Independência. Foto: Elisabete Fabiano.
“Na minha disciplina de Agrossilvicultura, levo meus alunos para conhecer a comunidade, sensibilizar e trabalhar na Agrofloresta Urbana”, finaliza a professora.