Os projetos para a construção de um ginásio de esportes e reforma e ampliação da pista de atletismo no Centro Politécnico da UFPR já estão sendo analisados por técnicos e políticos do Ministério dos Esportes. Na última terça-feira o reitor Zaki Akel Sobrinho, e o vice-diretor do Setor de Ciências Biológicas, Fernando Mezzadri, entregaram os projetos ao ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, em Brasília.
As duas obras tem a finalidade de formar estrutura para treinar os atletas que irão competir nas Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. O ginásio de esportes está orçado em R$ 20 milhões e deve ter capacidade para quatro mil pessoas. Já a pista de atletismo vai custar R$ 6 milhões. O Centro de Educação Física e Desportos tem hoje uma pista, mas está precária e além de reforma precisa ser ampliada e dotada de mais recursos para que os atletas possam realizar os treinamentos.
A UFPR foi credenciada para ser sede de climatização para as olimpíadas. Os atletas estrangeiros deverão vir para Curitiba e passar um tempo treinando na cidade para se acostumar com o clima brasileiro. Ainda não há um prazo para que o Mínistério dos Esportes apresente a resposta sobre os valores solicitados.