Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR divulga processo seletivo para ingresso e reingresso de refugiados e migrantes humanitários

A UFPR divulgou edital com as regras do processo seletivo para entrada de pessoas refugiadas e migrantes humanitários nos cursos de graduação da instituição para início no primeiro semestre do ano letivo de 2025. As inscrições acontecem entre o dia 29 de fevereiro e 15 de março às 17h00.

São duas formas de entrada, a primeira é o vestibular, contando com 10 vagas. O curso é escolhido no ato da inscrição e há um limite de 1 vaga por curso. A segunda forma é o reingresso, voltada para aqueles que já haviam iniciado um curso superior e desejam continuar seus estudos na UFPR, esta modalidade conta com 118 vagas. Os cursos e as quantidades de vagas podem ser conferidas no Anexo II do edital.

Para participar do processo, além da conclusão do ensino médio, é necessário comprovar a condição de refugiado, solicitante de refúgio com visto humanitário ou autorização de residência de países fronteiriços onde não haja acordo para nacionais dos Estados partes do Mercosul e Países Associados, que seguem as resoluções 13/147 e 63/18 do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão da UFPR. No caso de reingresso o candidato deve comprovar ainda o início no curso superior em país estrangeiro.

A UFPR oferece atendimento para aqueles que têm algum tipo de dúvida ou dificuldade relacionadas ao processo. O atendimento é de segunda à sexta das 13h30 às 17h30 na Sala 28 do Prédio Histórico da UFPR (praça Santos Andrade, 50).

Cátedra Sérgio Vieira de Mello

Desde 2013 a UFPR oferece políticas de acesso e permanência para migrantes e refugiados, sendo reconhecida como uma das universidades brasileiras mais atuantes na política de inclusão, permanência e construção de políticas públicas voltadas para esta população. A instituição é há 10 anos signatária da Cátedra Sérgio Viera de Mello (CSVM), projeto do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) em parceria com instituições de ensino superior brasileiras que trata do tema.

A professora Elaine Cristina Schmitt Ragnini, coordenadora da CSVM na UFPR, destaca a importância de assegurar o direito à educação aos migrantes e a possibilidade de uma integração mais qualificada ao mercado e ao mundo de trabalho brasileiros.

“A presença deles na universidade também promove a diversidade e as trocas interculturais, tão valorizadas num mundo que está cada vez mais conectado globalmente. Não podemos esquecer que a forma como nos organizarmos para produzir nossa existência tem gerado cada vez mais pessoas deslocadas, buscando novas oportunidades de vida ou mesmo proteção para poder viver. Nesse sentido, é fundamental que estejamos preparados para acolher e integrar estes migrantes à nossa sociedade”, completa a professora.

Serviço

Edital dos processos seletivos de ingresso ou reingresso
Inscrições: de 29 de fevereiro a 15 de março às 17h00
Atendimento de apoio: sala 28 do Prédio Histórico da UFPR (segunda à sexta das 13h30 às 19h30)

Sugestões

Nota à Comunidade Acadêmica sobre o fim da greve dos professores
Em assembleia realizada na data de hoje (20/06), convocada pela Associação dos Professores da UFPR (APUFPR),...
Aluna da UFPR vence Congresso Internacional de Educação Médica e Inovação com startup
Entre os dias 08 e 10 de junho, Letícia Farias de Souza, aluna do 11º período do curso de Medicina da...
Professor da UFPR recebe nomeação para o comitê de liberdade sindical da  OIT
Neste último final de semana, no dia 14 de junho, o professor Sandro Lunard da Universidade Federal do...
UFPR divulga diretrizes para readequação do calendário acadêmico
Tendo em vista o contexto da greve nacional dos servidores técnico-administrativos e servidores docentes,...