O Conselho de Pesquisa, Ensino e Extensão (Cepe) aprovou, na última semana, a Especialização em Engenharia Clínica, ofertada pelo Complexo do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC-UFPR). O curso será gratuito e disponibilizará 12 vagas com o objetivo de capacitar profissionais para atuar em áreas relacionadas à gestão, à administração e à manutenção de parques de equipamentos médico-hospitalares.
De acordo com André Felipe Brescovici Nunes, chefe do setor de Engenharia Clínica no CHC-UFPR, a especialização busca desenvolver o completo entendimento sobre gestão de equipamentos médicos, aliando conhecimento teórico e prático a partir do uso das instalações do laboratório de engenharia clínica e demais unidades assistenciais existentes no hospital. “Para atingir esse objetivo o curso buscará promover conhecimentos de gestão em engenharia clínica; metrologia; gestão de projetos e processos relacionadas à engenharia clínica; gestão da qualidade e segurança do paciente; fisiologia e anatomia; instrumentação abordando diversas tecnologias utilizadas nos estabelecimentos assistenciais de saúde; engenharia hospitalar; empreendedorismo e gestão pública”.
A superintendente do CHC-UFPR, Claudete Reggiani, destaca que o complexo hospitalar é conhecido como maior campo de estágio na área de saúde e pela excelência na formação de profissionais nesse campo. “O CHC-UFPR tem praticamente a estrutura de uma cidade. A robustez de seus processos e infraestrutura tem nos dado condições de diversificar nosso papel no ensino, ampliando o leque para a especialização em Engenharia Clínica. Aqui os especializandos terão acesso a uma equipe de qualidade, com um parque tecnológico de mais de cem milhões de reais, com equipamentos de ponta”.
A nova especialização tem como público-alvo profissionais graduados que atuam ou desejam atuar na área de gestão ou manutenção de equipamentos médicos, com preferência para engenheiros e tecnólogos de áreas relacionadas. O edital de seleção deve ser divulgado no início de setembro e as aulas estão previstas para iniciar em outubro de 2023.